Educação Infantil

A educação infantil é uma etapa crucial para o desenvolvimento integral das crianças.

Nesse período importante de transição, concentramos nossos esforços no desenvolvimento da coordenação motora, no reconhecimento e expressão das emoções, no estímulo dos sentidos e na exploração das questões relacionadas à identidade e à família. Acreditamos que esse momento é fundamental para que as crianças desenvolvam habilidades socioemocionais, autoconhecimento e uma base sólida para a jornada educacional que está por vir.

Utilizamos a Aprendizagem Baseada em Projetos desde esta etapa durante os momentos coletivos. Por meio de projetos temáticos envolventes, as crianças são estimuladas a explorar e compreender o mundo ao seu redor. Essa abordagem promove a curiosidade, a investigação, o trabalho em equipe e o desenvolvimento de habilidades cognitivas, linguísticas e sociais.

Além disso, reconhecemos a importância da individualidade de cada criança e suas necessidades específicas de aprendizado.

Para isso, utilizamos os “cantos”, oferecendo atividades personalizadas e adequadas ao nível de desenvolvimento de cada aluno.

Esses cantos são espaços de aprendizagem lúdica e interativa, nos quais as crianças têm a oportunidade de explorar diferentes áreas, como leitura, matemática, artes e ciências, de forma autônoma e prazerosa.

Os dispositivos pedagógicos utilizados pelo colégio têm origem na pedagogia de Célestin Freinet. Temos uma série de vídeos em nosso canal do YouTube sobre algumas delas.

A cada semana, a jornada começa com a Roda de Conversa, onde os pequenos têm a oportunidade de compartilhar suas novidades e participar do planejamento das atividades.

Durante a roda, as crianças têm espaço para contar suas experiências recentes, como passeios, visitas ou eventos especiais. Essas vivências se tornam parte integrante da rotina escolar, sendo utilizadas como material de estudo para a elaboração de projetos.

Ao longo da semana, são reservados momentos para a realização de projetos e pesquisas coletivas, abordando os diferentes assuntos levantados pelas crianças. Essas atividades são baseadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que orienta os objetivos e competências a serem desenvolvidos na educação infantil.

Além dos momentos coletivos de projeto e pesquisa, também são dedicados momentos de aprendizado individualizado, conhecidos como “cantos”. Os cantos são espaços organizados e preparados com materiais específicos para diferentes atividades, visando atender às necessidades individuais de cada criança.

Período Regular: 7:30 h às 12:30 h

Extracurricular: 13:30 h às 15:30 h

Período Integral: 7:30 h às 16:30 h (compreende o período regular, todas as opções de atividades extracurriculares e atividades monitoradas)

Atividades extracurriculares

A Educação Infantil e Fundamental 1 tem a sua própria casa: o Santinha.

Acreditamos que o aprendizado deve ser uma experiência natural e divertida que deve despertar a curiosidade e o prazer de descobrir. Com esse princípio em mente, projetamos nossos espaços para refletir essa abordagem única.

Incorporamos à casa elementos naturais para criar uma conexão com a natureza;

Elegemos cores ideais para incentivar a concentração e a inspiração dos alunos;

E escolhemos móveis com formas suaves e arredondadas que proporcionam um ambiente acolhedor e seguro, onde os alunos podem se sentir à vontade para se expressar, interagir e aprender.

Quero receber uma proposta

Preencha o formulário abaixo e nós entraremos em contato :)