Matemática perde a razão e se emociona em semana de homenagens

evento semat

No dia 6 de maio comemorou-se o Dia Internacional da Matemática. Aproveitamos para realizar um desejo antigo de dedicar uma semana à ciência que faz a alegria do lado esquerdo do cérebro: a matemática.

Como sempre, os estudantes participaram da organização do evento e receberam ajuda especial da professora Letícia, que encabeçou a ideia.

semat
Mural de divulgação e inscrição das atividades feito pelos alunos

As atividades envolveram todas as turmas e foram espalhadas em cada canto da escola. Tivemos:

Desafios de lógica e estimativa;
Mini-curso sobre História da Matemática com Ariovaldo Zaniratto;
Exibição dos documentários Donald no País da Matemágica, A História dos Números Primos e O Último Teorema de Fermat;
Quebra-cabeça colaborativo de 1.000 peças;
Tangran;
Torre de Hanoi;
Caça Palavras colaborativo com elementos matemáticos;
Sudoku gigante;
Grande desafio dos matemáticos (quem foram e o que fizeram);
Campeonato de Cubo Mágico;
Campeonato de xadrez.

Calculamos matematicamente o sucesso do evento somando a participação dos alunos nas atividades: os Sudokus precisaram ser substituídos pelo menos três vezes ao dia. Mais de 25 pessoas, entre professores e alunos de todas as turmas, se inscreveram para o mini-curso com o professor Ariovaldo Zaniratto. Um novo campeonato de Torre de Hanoi já foi solicitado para o próximo evento. Um novo evento foi solicitado.

xadrez na escola

E encerramos a 1ª SEMAT com premiações a todos que acertaram os desafios e aos vencedores dos campeonatos de xadrez e cubo mágico.

O Guilherme Cândido chegou mais próximo de acertar a quantidade de jujubas dentro de um recipiente: seu palpite foi de 440 para as 431 jujubas. Ele levou todas como prêmio!

Os alunos Cíntia, Felipe Lima, Laura, Ana Raquel, Rafaela e Pedro acertaram os desafios lógicos e ganharam chocolates. A Helena, o Felipe Lima e o professor Léo acertaram o Desafio dos Matemáticos e faturaram materiais escolares.

2016-12-5--10-58-53

Na final do campeonato de xadrez, disputaram e fizeram uma grande partida os alunos Yuri e Tiago Moura. O Tiago levou a melhor e ganhou um par de ingressos para o cinema.

E o grande desafio do cubo mágico originou um nove recorde. O aluno Vitor do 8º ano conseguiu a façanha de montar o cubo em

39 segundos!

Mas a vencedora, com a melhor média entre as três rodadas (e recorde próprio de 40 segundos) foi a querida Giovana Moura! Que levou um Pyranmix de prêmio.

giphy