Por que o Fontán é a escola mais inovadora da América Latina

Durante as férias de julho, nossos professores e integrantes da direção, Letícia e Leonardo, visitaram duas unidades do Colégio Fontán na Colômbia, em Bogotá e Medellín.

Considerada uma das escolas mais inovadoras da América Latina, destacamos seis características que fazem do projeto um êxito educacional.

A viagem do casal, junto com outras ações, é parte de uma transformação que já está em andamento: avançar com a Pedagogia Freinet e combinar (obter inspiração) de iniciativas já testadas em escolas de referência internacional.

“Educación es perfeccionamiento interior, progreso hacia sí mismo, realización espiritual.”

Ventura Fontán

Professores tutores

Lousa, giz, carteiras enfileiradas não têm espaço no Fontán.

O professor é um tutor, um orientador da aprendizagem dos alunos. Diferentemente do que ocorre nas escolas tradicionais, em que o professor expõe conteúdos, no Fontán ele está sempre à disposição dos alunos no processo de construção do conhecimento. Dessa forma, não há espaço para lousa, giz e carteiras enfileiradas pois o próprio espaço físico da escola proporciona essa nova concepção de educação, na qual o aluno é o centro da aprendizagem.

Ateliês no lugar de sala de aula

Os alunos não estão separados por série/ idade. O que determina o espaço de estudo é seu nível de autonomia.

No Fontán as salas de aula são chamadas de taller (ateliê). Cada taller possui um nome diferente e simboliza a etapa em que o aluno se encontra dentro do percurso dele na escola. Os talleres são: Base, Exploratório, Investigador, Autonomia Avançada e Autonomia Superior.

Objetivos no lugar de notas

O estudante tem conhecimento de seus objetivos, ele sabe quais são suas metas e que conteúdos necessita estudar.

Com uma plataforma desenvolvida pelo próprio colégio (Fontán de Bogotá) o aluno é capaz de visualizar todos os conteúdos necessários para sua formação. Ele decide a ordem a ser estudada e o tempo que levará para desenvolver cada projeto.

Sistema Fontán

Estudantes autodidatas.

O Colégio Fontán de Medellín possui um material pedagógico, desenvolvido por eles mesmos, chamado de Texto Autodidata (TAU). Os TAUs são sequenciais e separados por temas. Inspirados na Maiêutica de Sócrates, o material é formado por perguntas, das quais o nível de dificuldade entre elas evolui pouco a pouco, deste modo o estudante é capaz de desenvolver, da maneira mais autônoma possível, o domínio sobre os temas estudados.

Respeito ao ritmo do estudante

As avaliações não estão pré-definidas. O aluno solicita uma avaliação quando se sentir pronto para fazê-la.

Quando um estudante finaliza suas pesquisas e sente que compreendeu todo o tema estudado, ele procura o professor da área e solicita um exame. A avaliação, em forma de dissertação, ocorre na data escolhida pelo aluno. Caso o professor identifique algumas lacunas no aprendizado, ele direciona o estudo desta criança ou adolescente, que pode solicitar uma nova avaliação quando desejar.

Férias

Uma escola sem férias? Não!

O Colégio Fontán não possui um mês para férias, mas não é que eles não descansem. Como cada aluno elabora seu plano de estudo, e o tempo que necessita para estudar cada tema, também é possível programar suas férias, de acordo com suas necessidades. A escola está aberta o ano todo, e alunos e professores decidem a melhor data para o descanso.