Por que as aulas têm 50 minutos?

Você já deve ter assistido, ou ao menos ouvido falar das palestras do TED. A sigla que traduzida do inglês significa Tecnologia, Entretenimento e Design é de uma organização que tem como objetivo compartilhar ideias no formato de palestras.

Para seu criador, Richard Wurman, não bastavam palestras das quais a maior parte dos espectadores saíssem entendendo o assunto. Ele queria que todos saíssem entendendo. Por este motivo as palestras do TED trazem ideias aplicáveis ao dia a dia e, o principal, não ultrapassam 18 minutos!

A escolha de Wurman não é à toa. Uma pessoa, no papel de espectador, consegue capturar bem informações que não ultrapassem esse limite de tempo.

Vamos agora para o contexto da escola. Uma aula não tem duração de 18 minutos, mas de 50. Quando a escola se popularizou, durante o século 18, o tempo de concentração de uma pessoa era bem maior, quase o triplo do que é hoje. E também foi devido a isso que se definiu a duração de cada aula.

Acontece que a escola tradicional mantém esta estrutura de aula de 50 minutos até hoje. E perpetua a figura do professor palestrante. O professor ainda é concebido em sua visão mais conservadora, daquele que professa, que declara a verdade. Enquanto os alunos, na condição de alumnus (sem luz), recebem o seu conhecimento.

Mas já estamos quase na terceira década do século 21. A informação está ao alcance de todos e outras habilidades, que vão além da memória, são exigidas. E aí perguntamos: ainda precisamos de aulas-palestras?

Se a escola deseja atingir todos os alunos ela precisa reformular sua estrutura.

A aula de 50 minutos favorecia a fala do professor. Porém, neste monólogo, o aluno não se sente motivado, tampouco tem espaço para expressar-se. A escola deve valorizar o tempo de trabalho do estudante, de pesquisa, de produção, de fala e de cooperação.