Para a matemática nada é impossível

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Para esta aula, a professora precisava que seus alunos transportassem a imaginação para além das paredes da sala.

Começaram assistindo a um vídeo na internet em que dois colegas calculam a altura de um prédio usando um teodolito, instrumento que mensura ângulos verticais e horizontais, aplicado em diversos setores como na navegação, na construção civil, na agricultura e na meteorologia.

Após o momento de inspiração, foi lançado o desafio: tinham 30 minutos para esboçar um projeto de teodolito caseiro, com materiais encontrados pela escola! Na aula seguinte, confeccionariam o projeto desenhado e provariam sua precisão.

Para a matemática nada é impossível. Com os objetos confeccionados com papelões, cabos de vassouras, garrafinhas, réguas e transferidores, foi possível calcular medidas inacessíveis… Como a fachada inteira do colégio e a sua altura.

Usando a trigonometria, os alunos conseguiram estabelecer relações entre seno, cosseno e tangente, formando triângulos retângulos, dos quais obtiveram as medidas “impossíveis”.

O projeto das turmas do 9º ano A e B está em exposição no colégio.

 

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One Response

  1. Zenilton Correia
    | Responder

    Parabéns à docente e aos alunos.

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