O melhor da Pedagogia Freinet em três dias de gincana

Como diria nossa professora Mariana, “esta é a melhor semana”. Todos os trabalhos que noticiamos aqui em nosso blog, que são parte da Pedagogia Freinet, neste relato podem ser considerados sublinhadamente, pois é quando aparecem espontaneamente a cooperação, o trabalho, a livre-expressão e a autonomia.

Apresentamos os melhores momentos da Gincana de 2015!

TRÊS DIAS NO MUSEU

Funciona assim: os alunos participam de toda a organização.

Uma comissão formada por estudantes do 3º ano do Ensino Médio se responsabiliza por recolher todas as sugestões de atividades esportivas, culturais e científicas. Também recolhe as sugestões de tema  e realiza a votação entre todos.

Pode-se dizer que este é um momento de pré-despedida para a turma, que sempre coloca muito sentimento na organização e acaba aproveitando mais que todos.

O tema escolhido para este ano foi “TRÊS DIAS NO MUSEU”.

Mascotes especiais (e espaciais)

A Equipe Azul escolheu Iuri Gagarin, o primeiro homem a viajar pelo espaço, para representá-los nesta aventura. No dia da apresentação, o líder Mateus proclamou o mesmo discurso de Gagarin, que fez a torcida vibrar!

“A TERRA É AZUL. Como é maravilhosa. Ela é incrível”

mateus

Abaixo, o mascote da Equipe Branca, a peça mais antiga de um museu: Tiranossauro Rex (este mascote teve a participação especial do pai da Beatriz Fiorindo).

A Equipe Verde escolheu a Medusa, figura mitológica, para ser o seu escudo.

Comunicação

Somos muito felizes pela integração que existe entre nossos alunos e acreditamos que parte disto se deva ao ambiente escolar favorável e humanizado. Na gincana, é certeza vermos alunos maiores ajudando os pequenos.

Como lhes é próprio, nesta edição as tarefas foram basicamente delegadas e assumidas por grupos de Whatsapp.

Solidariedade

Durante os três dias da gincana, as três equipes juntas arrecadaram centenas de alimentos, peças de roupas, livros e brinquedos para serem doados à Casa de Nazaré, ao Grupo de Apoio à Maternidade e à Casa Transitória. A escolha dos locais foi feita pelos alunos organizadores da Gincana.

Caça ao Tesouro

Uma das atividades mais criativas e interessantes da nossa semana cultural. Os alunos saem pela cidade à procura dos lugares indicados pela organização (no caso, em conformidade com o tema, as pistas foram fotos antigas da cidade de Jundiaí).

Enquanto alguns integrantes percorrem as ruas, uma equipe chamada Inteligência mantém-se no colégio acessando arquivos e mandando informação. À medida que encontram os lugares indicados, precisam enviar uma selfie que comprove o cumprimento da missão, e então é liberada uma nova pista.

Cultura

Um simples martelo deixado de lado por um pedreiro virou peça de museu para a Equipe Azul na atividade do teatro. Na cena, um hippie, uma crítica de arte, um padre e uma feminista discutem acerca do “instrumento artístico”.

Abaixo, a mesma Equipe Azul recriou “O Balé de Hynkel” para outro desafio, que era produzir um pequeno filme relacionado ao tema.

teatro

antonio

Conhecimento

Um dos momentos mais esperados, a hora de ser mais rápido no raciocínio ou de levar uma tortada na cara. Os professores Leo e Victor aceitaram participar da brincadeira e fizeram a alegria dos alunos.

torta na cara

Delicadeza

Na hora do desfile de moda, a Equipe Azul surpreendeu novamente. Remexeram na história do colégio e trouxeram tudo para a passarela: uniformes antigos, jornais e elementos da pedagogia. A aluna Luiza Moreira reconstituiu sua icônica foto, que serviu de símbolo para a escola por muitos anos.

Luiza

Superação

A querida Maria Poli, que liderou a Equipe Branca, venceu dois garotos no desafio do marshmallow. Ela colocou nada menos que 26 (vinte e seis!) marshmallows na boca. Nossos parabéns à Maria, que deu tudo de si em cada tarefa, inclusive na de liderar.

poli

Determinação

A Camila Medeiros entrou como um trator no desafio da moeda de chocolate no trigo. Em apenas 5 segundos, ela emergiu vitoriosa garantindo os pontos para a Equipe Verde.

camila

Vergonha alheia

Todas as equipes capricharam muito no desafio da “fotomico”. A demanda era apenas “tirar uma foto relacionada ao tema em local público”. Eis o que recebemos de volta! Os jurados tiveram muito trabalho para avaliá-las (venceram os gregos da antiguidade da Equipe Branca invadindo a exposição do Jundiaí Shopping).

equipe branca

12170289_1054509547912746_474291882_n IMG_0659

“Ownn”

Aproveitando o tema “museu”, os alunos propuseram delicadamente esta bricadeira em que tinham que advinhar quem eram os professores em suas fotos de crianças. Quem será esta?

professores

Diversão saudável

Durante a gincana, realizamos um sério treinamento de incêndio. Como estava muito, mas muito calor (e não havia nenhum sinal de fogo), aproveitamos a mangueira do bombeiro para nos refrescar.

mangueira

Ao final das contas, venceu a Equipe Verde, mas a festa foi completa e para todos. Ao término destes dias, experimentamos uma sensação de gratidão e recompensa por ver nossos alunos tão felizes e envolvidos no mesmo projeto.

Todas as fotos da gincana podem ser conferidas aqui.