O coração da nossa escola pulsa arte

Não por acaso, a  Rua Prudente de Moraes, no centro histórico de Jundiaí, tem sido nomeada a Rua das Artes. O apelido justifica-se porque recentemente passaram a dividir o endereço ateliês, coletivos, galerias, escolas de música e o nosso colégio, que no último evento também deu sua participação neste cenário artístico e cultural.

Realizamos, no dia 13 de novembro, um sarau de exaltação à cultura brasileira com a participação do grupo Maracatu Jundiaí. O evento em si apresentou cenas de teatro, poesias, curtas, pinturas, fotografias, muita música e danças.

Contudo, o centro da festa e o que nos qualificou como ponto cultural foi a comovente celebração de todos os participantes: das crianças, dos jovens, dos alunos e ex-alunos, dos professores, pais, avós e vizinhos que dançaram juntos, cantaram e fizeram roda. As diferenças se desmancharam em pura alegria e suor dentro do nosso salão. A arte desempenhou esta transformação.

Acreditamos que isto tem sido possível de acontecer em nossa escola por termos apostado em uma pedagogia humana. Em que a arte é importante. Em que a livre-expressão é importante. Em que a cooperação é importante. Em que o espaço escolar é incorporado pelas pessoas e permite este tipo de manifestação “de lavar a alma”.

Agradecemos a todos os presentes e especialmente a amizade e o ritmo do Maracatu Jundiaí!