Jantar na corte francesa do século XVIII

Por Emerson Rizzi

O projeto consistiu no estudo do conteúdo programático da disciplina de História que trata da Revolução Francesa.
De posse das informações contidas no material do aluno (apostilas Ético), pesquisas prévias e trechos do livro Sociedade de Corte, de Norbert Elias, os alunos dividiram-se em cinco grupos de responsabilidade. Eles deveriam montar um jantar de época, baseando-se nos materiais estudados.

Formaram-se cinco grupos: decoração, bebida, entrada, prato principal e sobremesa. Cada grupo ficou responsável pela pesquisa e execução de sua temática, bem como, cotação das quantidades e valores, que foram rateados entre a sala. O processo de elaboração e execução foi mediado pelo professor, sendo o produto final a realização do jantar.
No momento da apresentação, os alunos deveriam fazer um histórico da temática a qual eram responsáveis e contextualizá-la com o conteúdo e conclusões obtidas nas aulas teóricas da disciplina.