Desde o mais novo e principiante até o mais autônomo dos estudantes, o aprendizado é sustentado harmoniosamente por três pilares: percurso único e individual, momento de aprendizado coletivo e acompanhamento pedagógico de um tutor. 

 

 

"Caso se queira unificar desempenhos (nível elevado de domínio para todos), há que se diversificar o tempo de aprendizagem.” 

 

 

Para aprender: tempo

Se olharmos com um pouco de atenção pra dentro de qualquer sala de aula, veremos que ela é formada por indivíduos muito diferentes.
Cada pessoa ali possui uma realidade própria: carrega seus valores, sua constituição familiar, sua história, uma situação emocional, financeira, entre outros tantos fatores que faz cada um ser único.
É natural que uma pessoa tenha mais habilidade ou se familiarize mais com um assunto, e que apresente dificuldades em outro.
Além de o aluno com dificuldades não ter tempo suficiente para absorver e estabelecer conexões sobre cada assunto, aquele que estaria se aprofundando no tema se vê "preso" ao grupo, não podendo ir mais longe.

Nossa resposta para esta situação é o prolongamento do período escolar em ciclos. E a disposição de percursos individuais, para que as crianças caminhem em seus ritmos e tenham aprendizados significativos.

 

 

“A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores."

Jean Piaget

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Módulos são momentos de aprendizado coletivo. Para cada área do conhecimento, as crianças são organizadas em grupos diferentes e os professores especialistas conduzem os projetos e as dinâmicas de trabalho.

 

 

Mundo

Os momentos de Módulo Mundo são destinados aos projetos de história, ciências e geografia. Cada módulo tem duração de aproximadamente um mês.

As interações, os caminhos e temas dos projetos variam de acordo com as circunstâncias: parte-se da BNCC (Base Nacional Curricular Comum), mas também dos interesses e sugestões do grupo de estudantes e dos objetivos propostos pelo colégio.

Nos Módulos Mundo, as avaliações são feitas por observação dos especialistas, por meio de socializações e relatórios dos processos de aprendizado.

 

Exatas e Nossa Língua

Módulos de ciências exatas e Língua Portuguesa. Os estudantes são reunidos em grupos pequenos e orientados mais de perto pelos professores especialistas. Os objetivos (conteúdos) seguem uma sequência progressiva e são aprofundados nos momentos do Trabalho Personalizado.

A duração varia de acordo com o ritmo dos grupos.

 

Especial

São os momentos voltados para arte, educação física, música, inglês, oficinas, conferências e assembleias.

 

 

"Ensinar é por o aluno a aprender e orientar sua aprendizagem. O professor é semelhante ao técnico do time de futebol."

Lauro de Oliveira Lima

 

 

 

 

 

 

 

 

Trabalho Personalizado

Reservamos momentos dedicados à matemática e à língua portuguesa no Trabalho Personalizado. Consideramos estas áreas fundamentais para o desenvolvimento de uma base sólida para o aprendizado, para a leitura do mundo e construção do conhecimento.

Por isso, todas as crianças devem percorrer um caminho único e progressivo na aquisição dos objetivos (conteúdos).

No ambiente digital, estão listados os conteúdos que cada criança deverá desenvolver. Os professores das áreas utilizam-se do ambiente para fazer o acompanhamento e direcionamento individual de atividades, desafios, jogos, exercícios e textos-livres. O espaço também é utilizado para a avaliação com relatórios dos processos e resultados obtidos por cada uma.

No seu ritmo e conforme suas potencialidades, as crianças vão construindo seu repertório.

Tutoria

Ao início do ciclo, as crianças elegem um educador (pedagogo) para ser o seu tutor: a pessoa que as acompanhará ao longo de sua trajetória escolar.

Além de acompanhar de perto o crescimento das crianças, traçar metas, identificar dificuldades e abordar os relacionamentos dentro da escola, o tutor tem uma comunicação aberta com as famílias.

 

"Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou sua construção."

Paulo Freire

Projetos

São os momentos de aprendizado coletivo. Diferente dos Módulos (organizados por áreas), nos ciclos iniciais todos os projetos são transdisciplinares.

Os caminhos e temas também variam entre a BNCC (Base Nacional Curricular Comum), os interesses e sugestões das crianças e os objetivos propostos pelo colégio.

Ao longo dos semestres, as crianças desenvolvem dois grandes projetos, que se desdobram em sub-projetos e diversas frentes de aprendizado.

Ao final do semestre, há momentos de socialização e comemoração das descobertas.

 

Álbum de conhecimento

A investigação por meio de projetos nesta fase já possui traço científico.
A construção do conhecimento passa por etapas: pela curiosidade e elaboração de perguntas, pela investigação e procura por boas fontes, pela socialização e documentação das descobertas.
Os álbuns com a documentação das pesquisas compõem o acervo da biblioteca escolar e servem de material de consulta para outras turmas.

 

Trabalho Personalizado

São momentos de trabalho individual e personalizado.

As crianças planejam suas atividades junto com os professores, de acordo com as necessidades identificadas.

Neste momento, o aprendizado é pautado por objetivos de linguagem e criatividade, ciências humanas e ciências da natureza, identidade e autonomia e ciências da matemática.

O planejamento das atividades é feito no Plano de Trabalho e registrado no ambiente virtual.

Cada criança possui seu Plano. Nos momentos de trabalho personalizado, elas escolhem com a professora suas atividades específicas.

A cada atividade realizada, assinalam a conclusão e passam para o próximo desafio.

 

Alfabetização e Texto Livre

Alfabetizamos as crianças por meio do Método Natural, a partir da fala das próprias crianças.

São utilizadas frases e palavras que estão ligadas ao seu interesse momentâneo: "minha avó está doente", "a gata teve sete gatinhos", "vimos um cachorro correndo"... Sem o artificialismo dos materiais didáticos.

A escrita é conservada como forma natural de expressão ao longo da vida escolar.

Cada criança possui um caderno exclusivo para criação livre (o texto-livre pode ser um desenho, uma poesia ou qualquer forma de expressão impressa). Sua motivação para escrever é a publicação, que Freinet chamava de "a imprensa na escola".

Com isso surge a necessidade da correção e edição, e desta forma as crianças passam à categoria de autores.

 

Especial

São os momentos voltados para arte, educação física, música, inglês e oficinas.

 

Convivência

As semanas começam e terminam com rodas de conversa para planejamento, socialização das novidades e assembleias, quando se discutem questões relacionadas ao convívio no ambiente escolar.

 

Minha Colmeia

Ambiente digital de aprendizagem

 

 

Diferente dos materiais didáticos existentes (digitais e impressos), a Minha Colmeia não é uma plataforma de arranjo de conteúdos.  É sim uma mídia social que estabelece, digitalmente e de forma concreta, caminhos de estudo e aprendizagem.

Nos ciclos que antecedem o Ensino Fundamental II, a plataforma auxilia os estudantes e as famílias na visualização dos projetos em andamento, do próprio percurso e dos objetivos. Os relatórios e novos contratos, no entanto, são realizados exclusivamente pelos professores. Às crianças consentimos, preferencialmente, tempo privilegiado para brincadeiras e atividades manuais e tempo reduzido de telas.

 

 

Colmeia Ambiente de Aprendizagem é o nome dado ao projeto pedagógico desenvolvido pelo Grupo Santa Felicidade.

É a transformação da escola e criação de novas ferramentas, em harmonia com o tempo presente e orientada para o desenvolvimento do ser humano.

De dentro desta colmeia temos contemplado o florescimento de uma verdadeira comunidade escolar: cheia de abelhas conscientes do próprio trabalho, que têm a força na colaboração, e produzem aquela coisa linda e doce que é a felicidade.

 

O que é preciso para ingressar no Santa Felicidade

Conhecer a proposta, tirar dúvidas com nossa equipe, e compartilhar os propósitos de educação humanista.

O resto são formalidades conduzidas facilmente pela nossa secretaria. Entre em contato e veja a disponibilidade.