Chamamos esta fase de Identidade e Autonomia, pois é um período cheio de mudanças e dúvidas. Os alunos já não são mais crianças e começam a caminhar com as próprias pernas e a descobrirem-se como seres únicos e sociais.

Acreditamos no potencial de cada um dos nossos alunos e apostamos na sua capacidade de resolver seus problemas e da comunidade a que pertence.

Com a Pedagogia Freinet, nossos alunos pouco a pouco conquistam sua autonomia, seu lugar na escola e no mundo.

Currículo

Planejamento, Projetos e Pesquisa (PPP)

Convivência e Sociedade

Texto-Livre

Ciências

+ Disciplinas Optativas

Plano de Trabalho

É a agenda pessoal do aluno e a sua bússola.

Em todas as disciplinas, alunos e professores planejam juntos as atividades a serem realizadas e firmam um CONTRATO.

Isso significa participação ativa nas tomadas de decisões, transparência e autonomia sobre o processo de aprendizagem: controle sobre o que deve aprender, a forma de como aprenderá e como será avaliado.

Planejamento, Projetos e Pesquisas

Consideramos esta disciplina a espinha dorsal do nosso ensino fundamental, a matéria que serve a todas as outras.

Nesta aula os estudantes aprendem metodologia e fazem da PESQUISA seu principal meio de aquisição de conhecimento em qualquer área.

Aos poucos vão aprendendo a seguir um planejamento, a buscar fontes diversificadas e a praticar as normas brasileiras de pesquisa (ABNT).

Convivência e Sociedade

Principalmente entre os adolescentes, é muito importante que os relacionamentos amadureçam e que as exclusões desapareçam.

Dedicamos um momento da semana para reuniões em que se discutem assuntos relacionados à convivência de cada turma. Acompanhados de um profissional, os estudantes expõem suas críticas, felicitações e sugestões uns aos outros e sobre assuntos que dizem respeito ao ambiente escolar.

Disciplinas Optativas

Procuramos abranger diferentes habilidades e dar oportunidade para que os jovens descubram seus talentos e tenham realização pessoal por meio dos esportes, da linguagem e da arte.

As disciplinas listadas abaixo são optativas e livres de cobrança (sem taxas). Elas acontecem no horário oposto às aulas e constam no histórico escolar dos alunos. São limitadas apenas pelo número restrito de alunos.

Sistema de Pontos

Nós utilizamos um "sistema de pontos" ao invés de notas e a semestralidade como tempo de avaliação.

Desta forma, pretendemos que nossos alunos percebam que estes pontos são conquistados por eles e que o caminho é constante.

Pontuação possível por semestre = 2000 pontos
Pontuação necessária por semestre = 1200 pontos

Lista de Materiais

Nossa escola não faz pedido de materiais. Todos os itens necessários para os trabalhos são disponibilizados em nossa papelaria e utilizados coletivamente pelos alunos.

Coordenação Pedagógica

Michele Lima