A rotina da escola é dividida em três momentos, conforme esquema abaixo. 

 

Módulos: Os alunos se inscrevem nos módulos que vão participar.

Trabalho Personalizado: Momento dos projetos pessoais direcionados por vetores.

Tutoria: A reunião com o tutor acontece uma vez por semana.

Para que o tripé "Módulos, Trabalho Personalizado e Tutoria" funcione, contamos com uma plataforma digital.

A plataforma não é uma organização de conteúdos (como os materiais didáticos existentes). É sim uma mídia social que estabelece, digitalmente e de forma concreta, caminhos de estudo e aprendizagem.

Todos os alunos têm o seu computador pessoal de trabalho. E cada membro da Colmeia possui um perfil para conduzir seus estudos, e uma rede de possibilidades e suporte para sua aprendizagem. 

Os pais também possuem seu perfil na Colmeia, no qual podem fazer o acompanhamento de todos os trabalhos dos filhos, seus relatórios e indicadores. 

Não há conexões virtuais sem relações concretas. Muito menos aprendizado sem experiências reais. 

 

 

 

 

 

Dispensamos a atribuição de notas: aprender bem é a única opção. 

Os estudantes são avaliados de forma individual, sempre.

Todos os resultados dos projetos são apresentados particularmente, mesmo nos trabalhos em grupo, para que se demonstre domínio do que foi construído, além de ser uma oportunidade para encorajamento e exercício de autonomia.

Não apenas sobre os resultados, as avaliações acontecem ao longo de todos os processos. Professor e aluno realizam relatórios de acompanhamento e observações nos contratos de trabalho. 

Assim, o desenvolvimento das propostas é registrado do começo ao fim, e quando demonstram ter assimilado o conteúdo daquele vetor, encerram o contrato, que vai compor o portfólio de projetos do estudante. 

 

Em vez de notas, indicadores de progresso

Depois que passam pelas Etapas de Autonomia, o último desafio da sua trajetória estudantil é a criação e manutenção de um Coletivo, quando assumem um papel semelhante ao do educador

Um Coletivo pode atuar em qualquer frente que contribua com a comunidade escolar: um grupo de estudos, um Módulo, um projeto de reciclagem, uma rádio, etc. 

O estudante que propõe um Coletivo é responsável por elaborar o projeto, planejá-lo e executá-lo dentro do seu cronograma, e liderar o grupo de alunos inscritos na plataforma. 

 

 

Outro aspecto importante é a contratação de Iniciação Científica no ciclo referente ao Ensino Médio.

Essa modalidade segue o mesmo formato de orientação de qualquer Contrato de Trabalho, mas implica na elaboração de um texto formal que contemple as normas ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e tenha rigor científico, principalmente no que concerne às fontes e metodologia de pesquisa.

Até aqui, a Iniciação Científica tem sido uma experiência significativa para a instituição e para todos os envolvidos, que tem gerado estudos com qualidade acadêmica e verdadeiramente aprofundados.

O conjunto de projetos torna-se anualmente uma publicação que compõe o acervo da biblioteca escolar.

 

As disciplinas listadas abaixo são optativas. Elas acontecem no horário oposto às aulas e constam no histórico escolar dos alunos. 

FUTEBOL DE SALÃO

BASQUETE

VÔLEI

HANDEBOL

GINÁSTICA ARTÍSTICA

IOGA

XADREZ

DESENHO

MATEMÁTICA AVANÇADA

ESPANHOL

PROGRAMAÇÃO EM JAVA

ROBÓTICA

 

VIOLÃO

TEATRO

CANTO

DANÇA