Desde o mais novo e principiante até o mais autônomo dos estudantes, o aprendizado é sustentado harmoniosamente por três pilares: percurso único e individual, momento de aprendizado coletivo e acompanhamento pedagógico de um tutor. 

 

 

 

 

 

 

 

 

"Pretendemos que nossos alunos cheguem a ter a liberdade de ser quem são, que possam exprimir o que querem pensar e o que querem produzir, que sejam a melhor versão de si mesmos."

Projeto Político Pedagógico

 

 

Trabalho Personalizado

Chamamos de Trabalho Personalizado o momento em que os alunos estão debruçados sobre seus projetos pessoais e são avaliados por seus processos. 

Neste momento, os alunos desenvolvem suas pesquisas a respeito de cada ponto do currículo. As pesquisas podem ocorrer das mais diversas formas: por exemplo, velocidade e inércia podem ser "descobertas" a partir dos movimentos do skate, ou de uma corrida de Fórmula 1, ou nos exercícios de um livro, ou jogando um aviãozinho de papel do alto do corredor, ou na simulação no computador de um jogo de bilhar.

Assim, para um mesmo tema, diferentes alunos escolherão diversos caminhos, cada um conforme seu próprio gosto de estudar. Os tempos também variam: os períodos de estudo e forma de apresentação daquilo que foi descoberto e assimilado é contratado inicialmente com o professor.

A Minha Colmeia é o ambiente virtual de aprendizagem que permite aos estudantes personalizarem sua rotina: organizar projetos e vetores, estabelecer prazos, definir objetivos, receber acompanhamento e ser avaliados diariamente.

 

Duração de 2,5 horas/dia

 

O educador-mestre

Os professores dispensam a postura de “ensinadores” (daqueles que dão as respostas) e tampouco se utilizam deste momento para dar aulas particulares.

A atividade do professor aqui é oferecer direcionamentos de estudos, auxiliar no planejamento das tarefas, mediar linhas de raciocínio, apresentar fontes de pesquisa, provocar dúvidas, avaliar os processos e resultados e, principalmente, motivar o trabalho e instigar a curiosidade.

 

 

 

 

 

 

“A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores."

Jean Piaget

 

 

 

 

 

Módulos

Os módulos são oficinas temáticas oferecidas mensalmente por professores especialistas (ou oficineiros, como chamamos aqui).

O agrupamento dos estudantes se dá por interesse, e não por série ou idade: ao início de cada período de módulos, os estudantes fazem sua inscrição nos cursos que irão participar pelas próximas semanas.

O momento do módulo é voltado essencialmente para valorizar a dinâmica de grupo e o desenvolvimento de habilidades específicas (como o manuseio de equipamentos ou a capacidade de programar um robô).

Por isso, um módulo jamais terá um formato de aula tradicional, ou seja, exposição de conteúdos por um professor para absorção passiva por parte dos estudantes.

Os módulos têm por objetivo colocar o aluno em contato com cada ponto do programa, apresentando desafios, incitando a curiosidade, preparando para a fase de pesquisas que virá com o Trabalho Personalizado.

 

Duração de 2,5 horas/encontro

 

O educador-oficineiro

O professor de Módulos é um oficineiro. Sempre responsável por mediar e incentivar a interação do grupo, a construção prática de projetos e a solução de problemas: com vivências, debates, aulas-passeio, trabalhos de campo, entre outras possibilidades.

 

Minha Colmeia

Ambiente Digital de Aprendizagem

 

 

 

Conexões virtuais são feitas de relações concretas, assim como o aprendizado é feito de experiências reais.

Diferente dos materiais didáticos existentes (digitais e impressos), a Minha Colmeia não é uma plataforma de organização de conteúdos.  É sim uma mídia social que estabelece, digitalmente e de forma concreta, caminhos de estudo e aprendizagem.

Todos os alunos devem portar o seu computador pessoal como ferramenta de trabalho. E cada membro da Colmeia possui um perfil para conduzir seus estudos, e uma rede de possibilidades e suporte para o aprendizado.

Os pais também possuem seu perfil na Colmeia, no qual podem fazer o acompanhamento de todos os processos dos filhos, seus relatórios e indicadores.

Para a construção da autonomia: um TUTOR

 

Tutoria

Os estudantes contam com o suporte individualizado de um TUTOR: um professor escolhido por eles para acompanhá-los em sua jornada escolar.

O acompanhamento pedagógico é realizado em encontros semanais. E, regularmente, é feito com a presença das famílias.

Na tutoria, busca-se observar aspectos de desempenho, identificar dificuldades e traçar estratégias, e abordar os relacionamentos dentro da instituição.

 

 

 

Etapas de autonomia

O centro do projeto e o coração da escola é a autonomia.

Por isso, dispusemos de etapas, com objetivos claros, para que a autonomia seja construída.

No momento do Trabalho Personalizado, os estudantes frequentam os ambientes correspondentes às suas etapas e recebem suporte para seguir avançando, cada vez mais independentes.

 

 

 

"Caso se queira unificar desempenhos (nível elevado de domínio para todos), há que se diversificar o tempo de aprendizagem.” 

 

Para aprender: tempo

Um ciclo é o tempo completo garantido ao estudante para construir e adquirir um conjunto de conteúdos pré-estabelecidos.

Dentro do ciclo, os estudantes avançam pelos conteúdos no seu próprio ritmo.

Se olharmos com um pouco de atenção pra dentro de qualquer sala de aula, veremos que ela é formada por pessoas muito diferentes.
Cada pessoa ali possui uma realidade própria: carrega seus valores, sua constituição familiar, sua história, uma situação emocional, financeira, entre outros tantos fatores que faz cada estudante ser único.
É natural que cada pessoa tenha mais habilidade ou se familiarize mais com um assunto, e que apresente dificuldades em outro.
Um aluno poderia compreender rapidamente uma função logarítmica, pois lembrou que existe outra função chamada exponencial, fazendo uma rápida associação entre elas. Outro estudante que já sobrevoou os Andes entenderia a diferença entre relevos e como eles interferem na temperatura local com muita facilidade, por exemplo.
Além de o aluno com dificuldades não ter tempo suficiente para absorver e estabelecer conexões sobre cada assunto, aquele que estaria se aprofundando no tema se vê "preso" ao grupo, não podendo ir mais longe.
As associações que fazemos a fim de gerar conhecimento são muito particulares, pois cada pessoa percorreu um caminho único para estar aprendendo ali, naquele momento, naquele lugar.
Nas palavras do professor Dr. Luiz Carlos de Freitas: “(...) se submetermos os diferentes ritmos dos alunos a um único tempo de aprendizagem, produziremos a diferenciação dos desempenhos dos alunos. Cada um caminhará a seu ritmo dentro de um mesmo tempo único – logo, uns dominam tudo e outros, menos. Caso queira unificar desempenhos (nível elevado de domínio para todos), há que se diversificar o tempo de aprendizagem.”

 

 

Colmeia Ambiente de Aprendizagem é o nome dado ao projeto pedagógico desenvolvido pelo Grupo Santa Felicidade.

É a transformação da escola e criação de novas ferramentas, em harmonia com o tempo presente e orientada para o desenvolvimento do ser humano.

De dentro desta colmeia temos contemplado o florescimento de uma verdadeira comunidade escolar: cheia de abelhas conscientes do próprio trabalho, que têm a força na colaboração, e produzem aquela coisa linda e doce que é a felicidade.

 

O que é preciso para ingressar no Santa Felicidade

Conhecer a proposta, tirar dúvidas com nossa equipe, e compartilhar os propósitos de educação humanista.

O resto são formalidades conduzidas facilmente pela nossa secretaria. Entre em contato e veja a disponibilidade.