Ensino Fundamental 1

Os primeiros anos do Ensino Fundamental devem ser uma jornada de descobertas, conexões e crescimento integral.

Em nossa abordagem pedagógica, utilizamos a pedagogia de Célestin Freinet como condutora do projeto, com o objetivo de promover a humanização das relações. Acreditamos que o ambiente escolar deve ser um espaço de acolhimento, respeito mútuo e cuidado, onde cada criança se sinta segura e confiante para explorar e expressar suas ideias, emoções e conhecimentos.

Dentro desse contexto, incorporamos algumas ferramentas de Freinet, como o Álbum de Conhecimento, o Texto-Livre e o Jornal de Parede.

O Álbum de Conhecimento é uma ferramenta que registra as descobertas, reflexões e aprendizados das crianças, permitindo que elas construam sua própria narrativa de aprendizagem.

O Texto-Livre é uma oportunidade para expressarem suas ideias de forma autêntica e criativa, explorando a linguagem escrita de maneira significativa.

O Jornal de Parede é um espaço de comunicação e compartilhamento. Por meio dele, os alunos são encorajados a expor suas críticas, sugestões e felicitações ao grupo. Em um ambiente de assembleia, as questões levantadas são discutidas e solucionadas por eles.

Adotamos a Aprendizagem Baseada em Projetos como estratégia central para a leitura de mundo e o desenvolvimento de habilidades fundamentais.

Através dessa abordagem, as crianças são envolvidas em projetos temáticos que despertam sua curiosidade, incentivando-as a explorar, investigar, colaborar e resolver problemas reais. Dessa forma, elas desenvolvem habilidades de pesquisa, pensamento crítico, resolução de problemas e comunicação, enquanto ampliam seu conhecimento sobre o mundo ao seu redor.

No âmbito da ALFABETIZAÇÃO, adotamos o Método Global de Alfabetização. Reconhecemos a importância de desenvolver habilidades sólidas de leitura e escrita desde cedo, e por meio desse método, as crianças são imersas em um ambiente rico em estímulos literários, explorando textos autênticos e fazendo conexões entre sons, símbolos e significados.

Nossa equipe de educadores está preparada para acompanhar de perto o processo de alfabetização de cada criança, respeitando seu ritmo e oferecendo atividades adequadas e personalizadas.

Os dispositivos pedagógicos utilizados pelo colégio têm origem na pedagogia de Célestin Freinet. Temos uma série de vídeos em nosso canal do YouTube sobre algumas delas.

Cada dia é dividido em dois momentos essenciais: os momentos de aprendizado coletivo e os momentos de aprendizado individual.

Nos momentos de aprendizado coletivo, introduzimos o conhecimento científico por meio da Aprendizagem Baseada em Projetos. Essa abordagem permite que os alunos explorem diversas áreas das ciências, despertando sua curiosidade, incentivando a investigação e promovendo o pensamento crítico.

Além disso, incorporamos ferramentas inspiradas na pedagogia de Célestin Freinet, que ampliam a expressão e o registro das descobertas e reflexões dos alunos.

Já nos momentos de aprendizado individual, focamos no aprofundamento das habilidades de Linguagem e Matemática, utilizando o renomado Método de Singapura. Esse método oferece uma abordagem sequencial e progressiva, permitindo que cada aluno desenvolva uma base sólida em conceitos linguísticos e matemáticos. Os momentos de aprendizado individual são projetados para que os alunos possam avançar em seu próprio ritmo, recebendo apoio e orientação individualizada dos educadores.

Período Regular: 7:30 h às 12:30 h

Extracurricular: 13:30 h às 15:30 h

Atividades extracurriculares

A Educação Infantil e Fundamental 1 tem a sua própria casa: o Santinha.

Acreditamos que o aprendizado deve ser uma experiência natural e divertida que deve despertar a curiosidade e o prazer de descobrir. Com esse princípio em mente, projetamos nossos espaços para refletir essa abordagem única.

Incorporamos à casa elementos naturais para criar uma conexão com a natureza;

Elegemos cores ideais para incentivar a concentração e a inspiração dos alunos;

E escolhemos móveis com formas suaves e arredondadas que proporcionam um ambiente acolhedor e seguro, onde os alunos podem se sentir à vontade para se expressar, interagir e aprender.

Quero receber uma proposta

Preencha o formulário abaixo e nós entraremos em contato :)