ESCOLA 100% RESPONSÁVEL

No final do ano passado iniciamos os Grupos de Responsabilidades. Este era um desejo antigo, inspirado um tanto na escola do José Pacheco, em Portugal.
Queríamos que os alunos participassem ativamente da gestão do colégio.
Naquele momento escolhemos quatro atividades que julgamos importantes para a vida da escola e para a vida dos alunos: eram relacionadas aos bens materiais, à reciclagem, à estética e à apresentação da proposta pedagógica aos visitantes. Posteriormente, acrescentamos o cuidado da papelaria às atividades também, e estamos prestes a introduzir uma horta… Vá benne.
Como sempre, para começar um projeto, compartilhamos a proposta com os alunos e deixamos que eles voluntariamente escolhessem responsabilidades a assumir. Também alguns professores entraram em grupos. Todas as responsabilidades foram preenchidas por pelo menos dois alunos de cada sala e um professor (ou mais)! Então começamos os trabalhos: muitos encontros, bate-papos, visitas, palestras e, enfim, ações.

APRESENTAÇÃO

O grupo de Apresentação foi o primeiro a entrar em cena. Organizaram-se e já têm sua rotina para receber os visitantes: isto porque ninguém senão os próprios alunos conhecem os benefícios da pedagogia Freinet. Apresentam de forma natural os espaços e as técnicas que utilizam em aulas. E acolhem quem está chegando e conhecendo algo novo.

PATRIMÔNIO

Os dois grupos que cuidam dos bens escolares (um na papelaria e outro nos eletrônicos e outros objetos) também se estabeleceram rapidamente. Sobre a papelaria já postamos aqui, e quanto aos bens materiais, os professores responsáveis do grupo ministraram uma oficina. Em uma tarde, desmontaram computadores, montaram de novo, parafusaram tomadas, conheceram alguns sistemas. Os alunos deste grupo são referência para os demais, podem manusear os equipamentos e direcioná-los para a manutenção quando houver necessidade.

ESTÉTICA

O grupo de estética na verdade se chama Estética e Meio Ambiente. Tem a missão de zelar pelo espaço e bem-estar coletivo. Mandaram uma proposta ousada: desocupar da biblioteca os jogos e criar uma brinquedoteca. Fizeram uma parceria com a escola e com o Grêmio, e no dia 23 de maio realizaram um mutirão para lixar e pintar caixotes e pallets (a brinquedoteca deve ser entregue no segundo semestre).

RECICLAGEM

Em nossa humilde opinião, o mais atrevido. O projeto do grupo está adiantado, almeja atingir a meta de 100% de aproveitamento dos resíduos e, ainda, se desdobrar em outro grupo de responsabilidade: o da horta.
Primeiramente contaram com a ajuda do secretário de Planejamento e Meio Ambiente da cidade de Jundiaí, o senhor Aguinaldo Leite, que ofereceu palestra sobre os processos de reciclagem e trabalhos da prefeitura. Então realizaram um estudo interno para reconhecer a demanda e se planejaram. Compraram do nosso vizinho (Rei do Capelleti) tambores de gordura vegetal vazios para construir os pontos de coleta e os pintaram nas cores indicadas. E, por último, nosso querido senhor Valdir construiu o espaço para armazenamento e encaminhamento final de todo resíduo. Agora vem o pulo do gato.
Durante a primeira semana do segundo semestre, os alunos responsáveis planejam fazer monitoria e orientação aos colegas para que toda a estrutura funcione.
Com os alunos que temos, a estimativa dos 100% é alcançável.