Vestibular ou Artes

Nosso Ensino Médio é dividido em duas frentes: Vestibular e Artes. A escolha a seguir é feita exclusivamente pelo aluno, com seus pais, ao matricular-se para o ano letivo.

Às terças e quintas-feiras, os alunos dividem-se para o curso que tiverem escolhido: artes ou vestibular.

As segundas, quartas e sextas-feiras são dedicadas às aulas tradicionais, sendo um dia para as Ciências Exatas, outro para Ciências da Natureza e Linguagens e outro para as Ciências Humanas.

Nos dias das disciplinas tradicionais, é reservado um período de uma hora para a Iniciação Científica.

Iniciação Científica

É preciso que desde os primeiros anos da educação formal os estudantes sejam postos em contato com a cultura científica, ou seja, com a maneira científica de produzir conhecimento e com as principais atividade humanas que têm moldado o meio ambiente e a vida humana ao longo da história. Acima de tudo, é preciso permitir que sejam criativos e inovadores. E capazes de sonhar!

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

1- Temos três momentos reservados para a orientação de projetos de Iniciação Científica (IC), que devem ser conduzidos pelo orientador e orientando ao longo do ano letivo paralelamente às atividades da escola.
2- Cada aluno tem três orientadores e três projetos de pesquisa, de acordo com as áres de conhecimento: Ciências Exatas, Ciências da Natureza e Linguagens e Ciências Humanas.
3- Os alunos realizam as atividades individualmente, em dupla ou em grupos de três ou quatro membros. Os grupos podem ser diferentes em cada um dos três projetos.
4- Os trabalhos devem conter produção textual de acordo com as normas ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) a ser entregue pelos alunos-orientandos.
5- Ao final de cada semestre, os alunos apresentam seus trabalhos uns aos outros num grande momento de socialização de conhecimento.
6- Cada aluno ou grupo escolhe um projeto do 1º semestre para apresentá-lo em público na Feira Cultural do colégio.

Vestibular

Além do currículo tradicional, elaboramos um curso para atender aos alunos que desejam ingressar nas melhores universidades públicas.

Todas as aulas das terças e quintas-feiras são especiais e exclusivas para os alunos matriculados em vestibular, com enfoque em provas e exercícios.

As turmas de Vestibular também participam das Oficinas, que acontecem três vezes por semana no período da tarde. São aulas a mais de Redação, de Simulados e Oficinas de Atualidades.

Artes

Há pessoas com talentos diversos. A maioria delas vai ocupar espaços no mercado que sequer existem hoje.

A escola pode ser motivadora e inspiradora para todo mundo. Para quem está focado no vestibular e para quem quer desenvolver outras inteligências.

Os alunos matriculados em Artes têm um currículo especial. Duas vezes por semana, dividem-se em grupos multisseriados para aulas de:

Cinema e audiovisual

Expressão Musical

Cultura Estrangeira

Processo Criativo

Três tardes durante a semana, os estudantes de ambos os cursos participam do conteúdo extra, que são: Simulados, Oficinas Pedagógicas de Atualidades e Redação com enfoque em Vestibular.

Assembleias

Mensalmente, as turmas realizam assembleias de classe. É um momento em que os estudantes podem expressar suas críticas, sugestões e felicitações visando o bem-estar do ambiente de aprendizado. Ali eles resolvem os próprios conflitos.

Duas vezes a cada semestre - e extraordinariamente quando há necessidade - reunimos todos os estudantes no salão da escola para as Assembleias Gerais. Uma comissão de alunos do Ensino Médio levanta entre os estudantes as críticas, sugestões e felicitações e elas são discutidas abertamente. As decisões são tomadas por meio de votação e assim estabelecemos as regras de convivência da escola. Os estudantes também participam de decisões administrativas.

Grupos de Responsabilidade

Os alunos participam de grupos de responsabilidades e apropriam-se da vida escolar. São grupos para cuidar do patrimônio, realizar eventos, cuidar da horta, decorar paredes, fazer jardim, organizar as assembleias, fazer jornal, e o que eles julgarem necessário.

As disciplinas listadas abaixo são optativas e livres de cobrança (sem taxas). Elas acontecem no horário oposto às aulas e constam no histórico escolar dos alunos. São limitadas apenas pelo número restrito de alunos.

O cumprimento das disciplinas esportivas correspondem às aulas de Educação Física.

Sistema de Pontos

Nós utilizamos um "sistema de pontos" ao invés de notas e a semestralidade como tempo de avaliação.

Desta forma, pretendemos que nossos alunos percebam que estes pontos são conquistados por eles e que o caminho é constante.

Pontuação possível por semestre = 2000 pontos
Pontuação necessária por semestre = 1200 pontos

Material Didático

No Ensino Médio, os alunos utilizam cadernos apostilados do Sistema Ético de Ensino para exercícios.
etico

Victor Augusto Silva