Para uma criança, aprender e trabalhar são brincadeiras.

A imaginação está muito presente nessa primeira fase, principalmente dos 3 aos 5 anos, pois este novo ser humano usa da imaginação para compreender o mundo.

As crianças precisam de um ambiente rico em materiais e possibilidades para se desenvolverem, além de pessoas preparadas para promover novas descobertas - que saibam dialogar, questioná-las, motivá-las e leva-las à reflexão; capazes de compreender o pensamento infantil e as necessidades desta faixa etária em todas suas dimensões: desenvolvimento psicomotor, linguagem, raciocínio lógico-matemático, físico, social, artístico e desenvolvimento moral.

Trabalho Orientado

Para Freinet "não é o jogo que é natural na criança, mas sim o trabalho". (Invariante pedagógica nº 10b)

A Pedagogia Freinet não se trata de uma Metodologia de Ensino, com técnicas rígidas e material específico (livros didáticos ou apostilas).

Sua prática esta centrada na própria vida e no ser humano, que a cada dia se fazem novos e diferentes do dia anterior. 

Freinet entende que a escola também deva ser assim. Numa sala de aula tudo é possível: uso de apostilas, livros didáticos, projetos, seminários, filmes, debates, saídas para investigação e descobertas, experiências e muito mais, o que importa é o objetivo a ser alcançado, e tudo por meio de trabalho (tateamento experimental).

 

Como funciona

Na Fase da Imaginação e Alfabetização as turmas percorrem salas ambientadas e trabalham por áreas. Há professores especialistas para atuar junto com o professor polivalente da turma. Neste formato, os profissionais polivalentes atuam principalmente como tutores e são referência dos estudantes para o planejamento e avaliação.

  • Ciências da natureza 
  • Lógico-matemática 
  • Linguagem e comunicação
  • Arte e música
  • Estudos sociais 

 

Roda e Planejamento

As crianças começam o dia fazendo uma roda. Sentam-se em um tapete ou em algum lugar gostoso. A conversa começa com a lembrança do trabalho no dia anterior, depois as crianças contam suas novidades e também suas curiosidades. Alguns assuntos podem ir para a lousa, virar um projeto, uma pesquisa ou um texto coletivo. Assim traçamos nossas metas de trabalho.

 

Meditação

Dedicamos alguns minutos antes do retorno às atividades de trabalho para a concentração e relaxamento.

Alfabetização

Assim como Freinet, procuramos alfabetizar nossas crianças por meio do Método Natural, a partir da fala das próprias crianças.

Compara-se o ato de alfabetizar ao ensino da linguagem de uma mãe ao seu bebê: ela não separa as sílabas para depois juntar os fonemas; não diz apenas frases simples ou artificialmente construídas para o aprendizado, mas naturalmente vai falando com ele.

Alfabetizamos através de frases e palavras que estão ligadas ao interesse momentâneo dos estudantes: "minha avó está doente", "a gata deu cria a sete gatinhos", "vimos um esquilo correndo", e não há o artificialismo das cartilhas: "o rato roeu a roupa do rei de Roma".

As palavras fazem parte do vocabulário cotidiano dos alunos, que lhes conferem sentido e as frases estão imbuídas de sentimentos, os alunos identificam-se e por isso ocorre melhor memorização. 

 

Alfabetização em Inglês

O Método Natural também é utilizado para transmitir uma segunda língua às crianças: o inglês.

Na sala dos brinquedos, apelidada pelas crianças de Imagination Room, a professora especialista vive com as crianças um mundo em que não se fala a língua portuguesa.

No seu personagem, esta professora chegou de viagem com suas bagagens, falando apenas em inglês, e com a ajuda das crianças elas se comunicam e aprendem juntas.

Dividimos as Disciplinas Optativas em dois grupos: esportivas e artísticas. Em cada grupo, selecionamos três opções.

As crianças podem optar por uma atividade de cada grupo para cursar ao longo do semestre.

DISCIPLINAS ESPORTIVAS

DISCIPLINAS ARTÍSTICAS

Jogos Esportivos Artesanato
Dança Teatro
Ginástica Artística Lego

 

O momento do lanche é privilegiado. 

A cada dia uma criança da turma é a responsável por trazer o lanche para os colegas. Assim, as famílias têm a preocupação de fornecer o alimento escolar apenas uma vez a cada rodada.

Há um trabalho pedagógico em torno da alimentação (para que seja saudável) e também em torno da socialização dos alimentos, da oferta e do sentido de compartilhar.

Em 2017 inauguramos uma nova unidade escolar para atender à Educação Infantil e Fundamental I até 2º ano. A Fase da Imaginação e Alfabetização tem uma casa só dela!

Investimos em cada espaço da casa para que o aprendizado seja rico e significativo.

Para 2018: aumentamos a casa em mais 150 m² de área de parquinho e convivência!

Coordenação

Natália Guimarães

E-mail de contato:

coord1

@colegiosantafelicidade.com.br

Lista de Materiais

Nossa escola não faz pedido de materiais. Todos os itens necessários para os trabalhos são disponibilizados em nossa papelaria e utilizados coletivamente pelos alunos.

Endereço Unidade II

Rua Prudente de Moraes, 1800, Centro

Horários

Manhã: das 7:30 às 12:30

Tarde: das 13:00 às 18:00

Período Integral: das 7:30 às 18:00