EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL I

 

Promover a criatividade e curiosidade, e iniciar as crianças no espírito investigativo e científico.

 

 

PROJETOS COLETIVOS 

Ao longo dos semestres, as crianças desenvolvem dois grandes projetos coletivos, que se desdobram em sub-projetos e diversas frentes de aprendizado.

Os temas partem da curiosidade das crianças e abrangem todas as áreas do conhecimento. 

Ao final do semestre, há momentos de socialização e comemoração das descobertas.

 

TRABALHO PERSONALIZADO 

São momentos de trabalho individual e personalizado.

As crianças planejam suas atividades junto com os professores, de acordo com as necessidades identificadas.

Neste momento, o aprendizado é pautado por objetivos de linguagem e criatividade, ciências humanas e ciências da natureza, identidade e autonomia e ciências da matemática. 

 

ALFABETIZAÇÃO 

Alfabetizamos as crianças por meio do Método Natural, a partir da fala das próprias crianças.

São utilizadas frases e palavras que estão ligadas ao seu interesse momentâneo: "minha avó está doente", "a gata teve sete gatinhos", "vimos um cachorro correndo"... Sem o artificialismo dos materiais didáticos.

 

TEXTO LIVRE 

A escrita é conservada como forma natural de expressão ao longo da vida escolar.

Cada criança possui um caderno exclusivo para criação livre (o texto-livre pode ser um desenho, uma poesia ou qualquer forma de expressão impressa). Sua motivação para escrever é a publicação, que Freinet chamava de "a imprensa na escola".

Com isso surge a necessidade da correção e edição, e desta forma as crianças passam à categoria de autores.

 

ÁLBUM DE CONHECIMENTO 

A investigação por meio de projetos nesta fase já possui traço científico.
A construção do conhecimento passa por etapas: pela curiosidade e elaboração de perguntas, pela investigação e procura por boas fontes, pela socialização e documentação das descobertas.
Os álbuns com a documentação das pesquisas compõem o acervo da biblioteca escolar e servem de material de consulta para outras turmas.

 

PLANO DE TRABALHO 

O planejamento das atividades é feito no Plano de Trabalho.

Cada criança possui seu Plano. Nos momentos de trabalho personalizado, elas escolhem com a professora suas atividades específicas.

A cada atividade realizada, ganham carimbos de conclusão e passam para o próximo desafio.  

 

Fazem parte da grade curricular:

Educação Física

Música

Hora do conto

Inglês

 

 

Disciplinas optativas em horário oposto às aulas: 

Ginástica artística

Jogos cooperativos

Dança

 

Envie uma mensagem para receber mais informações 😉