Avaliação semestral na Pedagogia Freinet

with 2 Comentários

O clima desta assembleia veio carregado dos últimos acontecimentos em nossa escola, além do frio e da chuva: um vendaval que passou neste final de semestre e culminou em nossa festa junina.

Tivemos um começo de ano com muitas mudanças. A escola cresceu, estabelecemos fases de desenvolvimento, criamos mais grupos de responsabilidade, incluímos os grupos na grade horária. E foi dada a largada para o ano 2017!

Os problemas apareceram. Uma pichação aqui e outra ali, alguns casos de furtos, os estudantes começaram a se desmotivar.

Chegamos a um ponto de dizer “passa a régua e começa de novo”.

Na presença de todos os estudantes fomos enfáticos em comunicar: se não há responsabilidade, não há liberdade. As salas e os ambientes permanecerão trancados a chaves, só passa o dia na escola com horário agendado, só faz retirada de material com inspetor e mais isso e mais aquilo que qualquer outra escola faz. Acabou.

Depois da choradeira, lançamos novamente as sementes da Pedagogia do Bom Senso.

Em primeiro lugar, o grupo dos professores se uniu mais do que nunca para resgatar o moral do Santa Felicidade.

Depois trouxemos alguns estudantes que compõem a liderança, que são motivadores, deixamos claro o nosso respeito e confiança por todos e pedimos ajuda para ajuntar o rebanho de volta.

Não fomos decepcionados. Pelos nossos alunos não.

Saíram daquela zona de conforto nebulosa, abraçaram a causa e trouxeram cor, música e trabalho novamente para o colégio. De desmotivados passaram a motivadores. Não houve outros casos de furto.

A três dias da festa junina, estávamos novamente diante de uma frustração: muitas famílias deixariam de participar da festa por motivos financeiros.

Convocamos novamente a assembleia dos estudantes, então para ouvi-los. E tomamos juntos a decisão de fazer uma festa gratuita e colaborativa!

Avaliação semestral

Nesta reunião de avaliação chuvosa, que já estava programada em calendário, recebemos o apoio e os alunos do Santa de volta!

Refizemos muitos combinados, voltamos a discutir o funcionamento da cantina, estabelecemos regras de convivência para a biblioteca, demos sugestões para os próximos saraus, avaliamos os grupos de responsabilidade, solicitamos algumas melhorias nos materiais escolares.

A assembleia terminou com as felicitações aos trabalhos e uma vibração de catarse coletiva.

Nas próximas semanas teremos as apresentações das Iniciações Científicas e as bancas de avaliação para a Feira Cultural e Científica. E férias para recarregar as energias.

Felicito esta escola por me receber como nova aluna e me fazer sentir em família.

Felicito os alunos que amam esta escola, por não se deixarem levar por quem não a ama.

Felicito a direção por nos ouvir, nos deixar falar, opinar e expressar.

Felicito a escola por mudar o formato da festa junina.

Felicito o time de futebol do colégio, mesmo nas derrotas está dando o seu melhor no campeonato interescolar!

Felicito a Letícia por defender nosso mural de artes.

Felicito o grupo de responsabilidade de rádio pela playlist da festa junina!

Felicito o grupo de responsabilidade de eventos pela palestra com a UIPA sobre animais abandonados.

Mural de artes da escola depois da assembleia sobre os furtos

2 Respostas

1. Mariana Carboni Avelino
    | Responder

Felicito as pessoas que aí convivem ensinando e aprendendo a ser humano!

Estou vendo acontecer o que o Máximo me disse na ocasião da matrícula do meu filho este ano “Não espere que a escola seja perfeita, os problemas existem como em todos os lugares, a forma de resolver é que faz a diferença.” É como faz…

2. Alice Luisa
    | Responder

Eu me orgulho de poder dizer que eu estudo nesse colégio!