Aprender brincando com a física dos foguetes

Por Bárbara Bussi

Durante o mês de maio, os alunos do 1º ano do Ensino Médio começaram a contagem regressiva para a realização de um experimento épico: o lançamento de foguetes.
Desde a montagem até o relatório do experimento, os alunos trabalharam em grupo para descobrir as melhores formas de concluir a missão.
Construíram belos foguetes, alguns até receberam nome! Como o nosso querido “Fognomete”, um híbrido de foguete com gnomo, que foi lançado e atingiu o apogeu nos céus da escola.
No dia do lançamento os alunos usaram conceitos de Química e Física para colocarem seus engenhos no ar. Os combustíveis utilizados foram uma reação de vinagre de cozinha com bicarbonato de sódio, e também o de pressão com bomba de ar e água.
Não foi fácil, mas depois de muitas tentativas, muitas risadas e novas ideias, obtiveram sucesso na missão.
No dia do relatório os alunos puderam entender a Física envolvida no lançamento, descobriram como funciona o movimento, e as grandezas Físicas envolvidas como velocidade, pressão e aceleração da gravidade.

Além disso, aprenderam que na ciência as coisas não são tão simples quanto parecem, para um experimento dar certo, é preciso muito empenho e criatividade. Todos aprenderam muito com essa experiência científica coletiva. Sempre aguardando qual será o próximo desafio!

2016-08-6--15-13-51 2016-08-6--15-12-53 2016-08-6--15-14-43 2016-08-6--15-15-23 IMG_4301 2016-08-6--15-17-58

2016-08-6--15-15-58