Após reforma política, alunos e direção “pintam” nova escola

with 1 comentário

A última assembleia geral foi marcada por uma reviravolta no modelo de organização política dos estudantes, quando decidiram por votação substituir o Grêmio Escolar por grupos de responsabilidades com funções específicas, tornando uma maior parte dos alunos participantes diretos da vida da escola!

gremio

Às vésperas do feriado de 7 de setembro, o grupo que assumiu a responsabilidade de coordenar as assembleias realizou a primeira reunião de estudantes, professores e funcionários no novo modelo.

O grupo apresentou uma pauta para discussão elaborada a partir de mês de pesquisa envolvendo cada sala de aula.

assembleia

A seguir listamos as demandas e o encaminhamento dos assuntos apontados.

Uso obrigatório do uniforme

• Foi reivindicado por alguns alunos que o uniforme escolar deixasse de ser obrigatório.

A direção do colégio fez lembrar o caráter institucional da vestimenta e deu razões, como a segurança das crianças, para não ceder ao pedido. Aconselhou que compreendessem a necessidade e comunicou a grande liberdade que já têm para vestirem-se (requer apenas o uso da camiseta e agasalho). A escola também permite que as sextas-feiras os alunos frequentem o colégio sem uniforme.

A determinação foi acolhida por todos.

Entrada e saída de alunos fora de horário de aula

• Alunos do Ensino Médio reclamaram de serem barrados pela portaria algumas vezes em que quiseram entrar e sair do colégio fora do horário de aula.

Ficou combinado na assembleia que o horário para saírem da escola após as aulas e voltarem para as atividades da tarde será entre as 12:30h e 13:30h.

As funcionárias justificaram sua posição e pediram aos alunos para que evitem constantes passagens pela portaria fora destes horários para maior segurança de todos.

Segunda sem carne

• A proposta da segunda-feira sem carne no restaurante foi lançada pela Elaine, diretora do colégio.

Alunos e funcionários argumentaram a favor e contra a ideia. Para Elaine, a iniciativa seria uma forma de conscientização para o consumo responsável e aprendizado sobre alimentação. Lembrou também que há uma parcela considerável de vegetarianos que frequentam a escola: alunos, professores e visitantes.

Uma das crianças do 2º ano disse concordar plenamente, pois seu avô é vegetariano e assim eles poderiam almoçar juntos algum dia desses.

A proposta foi aceita por maioria de votos. Também foi feito pedido para que o restaurante oferecesse uma opção vegetariana no cardápio todos os dias.

gremio

Xerox

• Alunos pediram que o preço do xerox para trabalhos escolares fosse reduzido.

A proposta foi encaminhada para a administração que analisará a possibilidade.

Pintura do Romero Brito

romero

• A aluna Mariana Simili reivindicou a remoção das pinturas de Romero Brito das paredes internas da escola.

Segunda ela, os alunos apreciariam se houvesse expressões artísticas que os representasse mais apropriadamente.

Foi realizada votação, com adesão da maioria. A escola aceitou o pedido e solicitou que os projetos fossem encaminhados ao grupo de responsabilidade de estética para eleição.

Rádio

• O antigo Grêmio lançou proposta para formação de um grupo de responsabilidade para conduzir a rádio, que desde o último semestre estava órfã.

Os alunos prontamente se voluntariaram e formaram um novo grupo.

Sala do Grêmio

• Após vagar a sala que pertencia ao Grêmio, os alunos propuseram que se levantassem sugestões para uso do espaço.

Por meio de votação ficou acertado que a sala se tornaria “sala de reuniões”. Os grupos de responsabilidade agora têm onde reunirem-se, bem como a coordenação da escola e outros eventuais.

One Response

1. Eliseu Donizete Ziviani
    | Responder

Considero muito importante esta participação dos alunos na ´´construção“ da escola, construção sim, pois a escola principalmente nos dias de hoje, não suporta um modelo pré-concebido, ela tem que ser dinâmica e participativa, sempre em ´´construção“como o SANTA FELICIDADE.

Parabéns a todos.