Alunos criam próprio material didático de História

Por Leonardo Gandia, professor de História

Dizem que só podemos saber se gostamos ou não de uma comida depois de prová-la algumas vezes…  E com o saber não é diferente, com certeza!

Aí está, portanto, a primeira “degustação” que os alunos do Ensino Fundamental 2 fizeram do saber histórico neste começo de semestre! Esses são os primeiros álbuns de conhecimento produzidos por eles a partir de um trabalho autônomo e divertido de pesquisas ao longo das aulas de História, iniciado em fevereiro.

Nesse processo de degustações e descobertas, os alunos conheceram desde os privilégios, fidelidades e vivências cotidianas da sociedade feudal na Baixa Idade Média até a derrubada daqueles velhos privilégios da nobreza europeia na “Era das Revoluções” que marcou profundamente o século XVIII.

Viajaram desde as primeiras descobertas e técnicas de sobrevivência de nossos ancestrais da “pedra lascada” até os grandes inventos tecnológicos da Revolução Industrial, ou mesmo nos anos de crise política e conflitos militares durante Primeira Guerra Mundial.

Além do mais, mostraram a todos que Prudente de Morais, Marechal Deodoro da Fonseca, Benjamin Constant, XV de Novembro, Campos Sales, Abolição não são só nomes de ruas próximas ao nosso colégio, mas que fizeram parte de um período de grandes transformações sociais e políticas do nosso país, na virada do século XIX para o século XX.

Enfim, outras mil descobertas estão nas obras desses nossos autores em formação, que, com criatividade, empenho (e um pouco de receio, naturalmente), nos disseram o que sabem, o que não sabiam e passaram a saber e o que ainda querem saber! E que venham novas degustações e descobertas, porque o ano só está começando e a história continua sendo feita!