Acampar é preciso

Desde que o último 3º ano sugeriu que a aula sobre Mares de Morros e Mata Atlântica poderia ser realizada em campo, e desde que o professor Victor teve esta feliz experiência, estava prometido que a turma seguinte também teria a mesma oportunidade de aprendizado.

Em todas as disciplinas nossos alunos são avaliados pelos conhecimentos adquiridos e também pelas habilidades e atitudes que desenvolvem em relação à vida escolar. Ao contratar uma aula em plena Serra do Japi, cada um concordou em atribuir uma porcentagem das suas notas ao seu comportamento, incluindo cooperação, trabalho, responsabilidade e autonomia.

Como não poderia ser diferente, a experiência com cada turma é única. No que diz respeito à aquisição dos conhecimentos geográficos e aos trabalhos realizados, os pontos foram conquistados pelos alunos sem dificuldades. Está é a vantagem da imersão em um objeto de estudos. Já no que diz respeito à conquista dos pontos por habilidades e atitudes, juntássemos cada nota em um gráfico, este seria uma montanha-russa. E esta é outra beleza e vantagem da pedagogia do bem senso.

Na situação de desbravadores e munidos da confiança dos educadores responsáveis, apareceram entre os alunos lideranças e generosidades: há os que cozinharam para o grupo, os que alertaram para a bagunça, os que providenciaram a música, os que compartilharam conhecimento. Assim como apareceram as dificuldades de organização e outras atitudes que podem ser corrigidas e transformadas em superação. Matérias que não são aprendidas em sala de aula.

Todas as fotos do aluno Pedro Wood aqui.