Para estes alunos, desvendar a Idade Média é uma aventura!

Quando se está no sétimo ano escolar, pode-se ter uma ideia muito confusa do que tenha sido este período chamado de Idade Média e qual tenha sido sua importância para a história da humanidade. Principalmente se o aprendizado se der por intermédio de algum material apostilado: o resultado é geralmente um conceito mal formado.

Para ajudar os historiadores do sétimo ano, o professor Emerson preparou uma aula-passeio com a turma para aproximá-los do tema. Para isso, utilizou a agricultura.

As aulas-passeio dentro da Pedagogia Freinet têm importância fundamental. Elas possibilitam às crianças entrarem em contato com a realidade e se encantarem. Possibilita que sintam, manuseiem, cheirem, que coloquem todos os sentidos a serviço do intelecto e obtenham uma experiência cheia de significado. Poi isso valorizamos tanto esta atividade e preparamos bem cada uma delas.

Para esta aula no sítio da família Fonte Basso, do aluno Pedro, as crianças partiram do colégio com suas pranchetas cheias de elementos que poderiam ser observados e um objetivo: analisar as práticas na agricultura contemporânea e compará-las às utilizadas na Idade Média.

Voltaram com os pés cheios de barro e a cabeça cheia de história.

Anotações:

• Tipo de solo ✔
  • Dimensões da propriedade ✔
  • Como a propriedade chegou à família ✔
  • Produtos cultivados e suas características ✔
  • Finalidade comercial da propriedade ✔
  • Clima na região da propriedade (chuvas, temperatura, ventos) ✔
  • Tecnologias utilizadas no plantio ✔
  • Como se realiza a aração e semeadura ✔
  • De que maneira é feita a correção do solo ✔
  • Se há rotação de culturas e como é realizada ✔
  • Animais na propriedade, qual o motivo de sua existência ✔