Bem-vindo!

Apresentamos o resultado de anos de trabalho educacional, da construção coletiva de nossos educadores e colaboradores, e dos encontros e viagens que fizemos a escolas modernas pelo mundo.

Buscamos inspiração nos modelos da Finlândia (detentora dos melhores índices educacionais no mundo), no Colégio Fontán, na Colômbia, e em outras escolas de reconhecimento pelo Brasil afora.

O resultado é uma escola nova e inteligente.

Nessa escola não há aulas - aquela que mantém os alunos diante da lousa, aprendendo sem interesse e impositivamente. Também não há notas ou classificações. Nem tampouco há séries para determinar o que todos devem aprender ao mesmo tempo.

ENTÃO, O QUE HÁ?

APRENDIZADO POR MÓDULOS

- Os Módulos são momentos de aprendizado coletivo.

- Os estudantes recebem cursos temáticos no formato de workshop's.

- Cada estudante monta sua grade de módulos de acordo com sua inclinação.

- Não há avaliações formais para este momento. Os cursos são livres, tendo em vista o encantamento pelo conhecimento.

- As inscrições dos módulos e o acompanhamento são feitos na Colmeia dos alunos.

APRENDIZADO POR OBJETIVOS

- Momento de aprendizado individual e personalizado.

- Os conteúdos de todas as áreas estão listados e configurados como objetivos (formas e possibilidades para adquirir os aprendizados).

- Neste momento os professores atuam como orientadores de projetos e estudos.

- Os estudantes utilizam a Colmeia, plataforma exclusivíssima da escola, onde contratam seus projetos, recebem acompanhamento e verificam seus indicadores de desenvolvimento.

ACOMPANHAMENTO COM TUTORES

- O desenvolvimento pessoal dos estudantes é acompanhado de perto por professores tutores.
- Encontros semanais.
- Regularmente o acompanhamento é feito na presença dos pais.

ETAPAS DE AUTONOMIA

Os estudantes passam por diferentes etapas na construção da sua autonomia. Para avançar nas etapas, eles demonstram em seu dia a dia que atingiram as qualificações necessárias.

Não existe tempo certo para isso acontecer, nem mesmo é obrigatório avançar de etapa para concluir o ciclo em que está matriculado.

No entanto, este percurso é o principal objetivo do colégio: permitir que cada um se torne uma pessoa autônoma, capaz de trabalhar para as mudanças que esperamos no mundo.

Nesta etapa, os alunos necessitam de supervisão e orientação constantes de um educador.
O mestre estará sempre presente e os alunos trabalharão em locais fixos durante todo o período de Trabalho Personalizado.
Aqui o trabalho do aluno acontece individualmente para futuramente realizar os trabalhos em grupo com responsabilidade coletiva.

Nesta etapa, os alunos ainda necessitam de supervisão e orientação dos professores.
Porém, aqui, já conseguem escolher seu ambiente de trabalho (com supervisão).
Também podem escolher realizar trabalhos em grupo, pois passaram pela Autonomia Individual.

Nesta etapa, os alunos não precisam da supervisão de um professor, pois devem mostrar-se prontos para trabalhar sozinhos, sem que alguém diga que tarefa executar.

Eles também podem escolher seus ambientes de estudo para demonstrar sua capacidade de trabalhar com autonomia.

Aqui os alunos já são autônomos para o trabalha individual e em grupo. Agora devem estar prontos para adquirir responsabilidades sociais.